Pragas Urbanas


 

Vamos conhecer um pouco melhor as pragas urbanas mais comuns e os danos que podem causar à saúde das pessoas e animais, os riscos de contaminação e como proceder para eliminar uma infestação. 

 

Baratas
A grande maioria vive em regiões tropicais, mas também podem ser encontradas nos mais diversos climas e ambientes devido à sua grande capacidade de adaptação. Apresentam cheiro característico (odor desagradável ao homem), produzido por glândulas situadas no abdome. Por habitarem locais sujos como bueiros, lixo, frestas, etc., podem contaminar os alimentos consumidos pelo homem, causando doenças como a diarreia, além de danos consideráveis em roupas e livros. Se proliferam em quantidade e velocidade incrível, devendo ser eliminadas o quanto antes.

Pulgas
A eliminação completa de uma infestação de pulgas é sempre um desafio, pois são pequenas e ágeis, podendo se espalhar rapidamente por todos os ambientes. Daí vem a importância em fazer seu controle com produtos e profissionais adequados. Através da picada da pulga podem ser transmitidas doenças sérias tanto para animais como para humanos, além da característica coceira e feridas. Podem transmitir aos animais a doença do carrapato e dermatites.

 

Formigas
As colônias de formigas têm tamanhos variados e os ninhos podem ser construídos no chão (tanto superficial como subterrâneo), sobre plantas, cavidades em madeiras ou troncos, no interior de residências sob azulejos, batentes de portas, sob o piso, aparelhos domésticos e mobiliário. As formigas domésticas causam bastante incômodo ao homem, podendo infectar alimentos e, em caso de infestação em hospitais, infectar instrumentos médicos, UTI’s, centros cirúrgicos ou berçários, pois carregam bactérias junto ao corpo. Além disso, sua picada pode ser dolorida e provocar reações alérgicas. 

Traças
São pequenas e acinzentadas, o que as torna facilmente identificáveis. Costumam andar em paredes, frestas de móveis, caixas e tecidos. São insetos capazes de consumir (dependendo da espécie) papéis, roupas engomadas, cortinas, lençóis e até a cola de amido dos papéis de parede. Consomem também vegetais e alimentos que contenham amido. Em locais onde há infestação, é necessário um controle de pragas realizado por uma empresa especializada, que pode executar uma pulverização ou termonebulização (fumacê), sendo necessário se ausentar do local por no mínimo 8 horas.

 

Aranhas
As aranhas têm tamanhos variados. A caranguejeira é a maior espécie, pode chegar a até 30 cm de comprimento. Habitam ambientes diversos, inclusive áreas urbanas, o que facilita a ocorrência de acidentes. Todas as espécies produzem veneno, que é indispensável para caça e digestão do alimento. O Brasil possui quatro principais tipos de aranhas venenosas, classificadas como de interesse médico e a soroterapia é ministrada como antídoto à picada. As aranhas de teia e as caranguejeiras não representam tanto perigo ao homem. Os danos mais graves estão relacionados a picadas, principalmente provocadas por aranhas-marrons. 

Carrapatos
São extremamente numerosos e muito difíceis de eliminar por completo. Depois dos mosquitos, os carrapatos são um dos principais vetores de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e riquétsias, pois se fixam na vítima, sugando seu sangue. Podem provocar doenças diversas e umas até muito graves, como a doença de Lyme, babesiose, entre outras. A doença do carrapato, ou febre maculosa, é uma doença infecciosa que pode ter fortes efeitos sobre determinados indivíduos, sendo que outros podem enfrenta-la de uma forma mais amena. Dependendo da gravidade da febre maculosa, pode levar o paciente a óbito.

 

Escorpiões
São animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos, cascas de árvores, entulhos e frestas. Suas cores variam do amarelo palha ao negro total. O ferrão do escorpião, além de servir para agarrar a presa, inocula um veneno que contém uma série de substâncias como neurotoxinas, histaminas, serotoninas, etc. As neurotoxinas agem sobre as células nervosas da presa com uma certa especificidade, dependendo do tipo de animal. O veneno de escorpiões do tipo Tityus serrulatus, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas, devido ao seu peso corporal, são mais acentuados em crianças, e devido as condições físicas, em idosos.

Roedores
Transmitem doenças como hantavirose e leptospirose. Uma mordida de rato pode causar infecções sérias, podendo levar à morte. Além disso, são causadores de grandes danos econômicos para a indústria e empresas em geral. Destroem cerca de 20% da produção mundial de grãos. Seus dentes incisivos danificam fios e cabos elétricos e de telefone, podendo provocar acidentes sérios e até incêndios. Estragam sacarias, roupas, livros, objetos de madeira, etc. Também contaminam a água e suas pulgas podem atacar o homem, na condição de vetores de doenças como peste bubônica, tifo, toxoplasmose, hantavirose, entre outras. Se reproduzem rapidamente (podendo variar conforme a espécie) - atingem a maturidade sexual aos 3 meses e, geralmente logo após o desmame, que ocorre aos 21 dias, já nasce outra ninhada. 

 

Cupins
São conhecidos mundialmente por termite, em latim, que significa “verme que rói a madeira”. No Brasil, a palavra cupim é de origem Tupi. Os principais danos são nas estruturas de madeira, móveis e outros derivados de celulose como livros e papeis em geral. Os cupins que causam problemas no meio urbano são os cupins de madeira seca, cupins subterrâneos, cupins de solo ou grama, cupins de montículos. Acabar com uma infestação de cupim não é tarefa fácil. Muitas vezes, a infestação se estende a uma casa, mas o colônia pode estar na vizinhança, infestando várias casas. E o núcleo desta colônia pode estar 2 metros abaixo do cupinzeiro, mais protegido. Por isso é tão importante que um especialista investigue a situação, somente ele saberá propor a melhor solução dependendo de cada infestação. 

Brocas
São insetos que podem facilmente ser confundidos com cupins, pois ambos deixam resíduos no local atacado - o pó de madeira. Apesar de não ter tanto poder de destruição como os cupins, as brocas podem causar grandes danos em móveis, pois são capazes de permanecer um longo tempo no madeiramento, já que seu ciclo de vida da fase de larva até a fase adulta pode levar de 1 a 3 anos. Sua destruição é silenciosa como a dos cupins e geralmente é percebida depois que uma boa parte da madeira já foi consumida. Uma infestação de brocas só pode ser controlada com eficiência por meio da utilização de inseticida específico, através de pulverização ou injeção diretamente na peça afetada. Levando em consideração que um produto qualquer pode danificar seu móvel, daí vem a importância de contratar quem realmente entende do assunto para que o reparo não saia mais caro que o dano.

 

Moscas
As moscas parecem inofensivas quando comparadas aos mosquitos, mas não é bem assim. As moscas podem transmitir doenças perigosas como a cólera e febre tifóide. De hábitos diurnos, as moscas são atraídas por locais quentes e alimentos expostos, onde depositam excrementos e saliva sobre os alimentos. Existem espécies distintas de moscas, como as moscas domésticas, que se alimentam de lixo e podem causar febre tifóide, diarreia, conjuntivite, lepra, tuberculose, cólera, varíola, poliomielite, etc. Há ainda a mosca varejeira, que utiliza mamíferos para depositar seus ovos. Se há uma ferida aberta, a mosca pode fazer aí seu criadouro, podendo provocar em seres humanos ou outros animais, uma doença chamada berne. Fique atento! Moscas são um grande problema sim!

Mosquitos
Mosquitos e pernilongos são os maiores transmissores de doenças do mundo, muitas delas sendo doenças sérias. Além de perturbarem a noite de sono com seu zumbido característico, sua picada provoca muita coceira. Podem transmitir filariose (elefantíase), dengue, chikungunya, febre amarela, zika, malária, entre outras doenças que podem levar a pessoa a óbito. O animal que mais mata no mundo é o mosquito, por incrível que pareça! Ele elimina cerca de 2 milhões de pessoas por ano no mundo.​​ O controle de mosquitos é questão de saúde pública e uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde. Inseticidas só servem para a fase adulta do mosquito​, portanto, não deixe de buscar a ajuda de um especialista na hora de proteger sua família, chame a Saniclean!

 

Percevejos
Os percevejos não são brasileiros, mas foram trazidos ao Brasil por conta do aumento do turismo na América do Norte, possibilitando que os viajantes trouxessem em sua volta ao Brasil, esses indesejados visitantes. São muito pequenos e se instalam facilmente em bagagens e roupas, infestando qualquer tipo de ambiente. Quando encontram seres humanos ou animais de sangue quente, se multiplicam muito rápido. Põem de 100 a 250 ovos por fêmea. O desenvolvimento, até o estágio adulto realiza-se em aproximadamente 2 meses. Se abrigam em camas, poltronas, cadeiras estofadas, fendas nas paredes e molduras, sob papel de parede, guarnições de portas, tomadas elétricas e pilhas de roupa.